• Ana Lúcia Sampaio

8 filmes que ajudam ou atrapalham a passar pela Próxima Fase



E aí Cascudos, beleza? Vocês já pararam para pensar como a vida mostrada nos filmes e séries podem interferir na nossa noção de mundo e de realidade?


Por exemplo, aposto que muitas meninas, quando ainda crianças, assistiram os filmes de princesa da Disney e assimilaram que um dia o “príncipe encantado” iria aparecer na sua vida e simplesmente tudo que estava dando errado iria começar a dar certo em um passe de mágica.


Confesso que por muito tempo eu pensei dessa maneira, em especial na minha adolescência que foi uma época em que me sentia muito deslocada da vida, pois não me identificava com 90% das pessoas que eu convivia. Eu achava que quando eu conhecesse alguém especial, que eu iria me tornar outra pessoa e me sentiria encaixada no mundo. É estranha essa falta de aceitação e amor próprio que temos com nós mesmos, né?


Os filmes listados no post de hoje estão divididos em duas colunas, sobre filmes que nos ajudam e que nos atrapalham a passar para a Próxima Fase e foi elaborada, basicamente a partir da reflexão do quanto os filmes nos ajudam a nos desenvolver e amadurecer, além da análise de como é a realidade comparado às histórias de cada filme.


Confira a lista logo a seguir:


Filmes que ajudam:


  • Divertidamente

O filme Divertidamente conta a história de Rilley, uma garota de 11 anos que está passando por uma série de alterações na sua vida, após sua família mudar de cidade. O enredo do filme se passa na mente de Rilley e de como suas emoções controlam os seus pensamentos e ações.


Divertidamente é um filme infantil, mas que serve para todas as idades. Vocês já pararam para refletir que nós nunca fomos ensinados a lidar com nossas emoções e entender como elas funcionam? Esse filme nos faz refletir a respeito de como a compreensão do que sentimos nos afeta e de que nós podemos controlar nossas atitudes a partir do entendimento de nós mesmos. Querendo ou não, para aprendermos a lidar com as frustrações e as pedras no caminho. precisamos primeiro aprender a lidar conosco.


  • Pequena Miss Sunshine


O filme Pequena Miss Sunshine conta a história da família Hoover, uma família, que digamos, seja fora dos padrões. A história começa com o sonho de Olive de participar do Concurso Pequena Miss Sunshine, porém para ir pro concurso a família tem que viajar por três dias em uma kombi e correr contra o tempo para que Olive possa chegar a tempo da participação no concurso.


Pequena Miss Sunshine é um filme com gostinho de infância e que mexe demais com nossas emoções. Em um período de 3 dias de viagem acontece de tudo com essa família “desajustada”, mas que sempre corre atrás dos sonhos da pequena Olive. Uma das principais reflexões do filme é sobre auto-aceitação e amor próprio, pontos imprescindíveis para nosso crescimento.



  • Legalmente Loira


Legalmente Loira conta a história de Elle, uma garota popular e que tem tudo que gostaria, uma vida incrível e um namorado perfeito. Porém, seu relacionamento acaba assim que seu namorado entra para a Universidade de Harvard para cursar direito e que ele percebe que Elle era fútil demais e sem perspectivas. Elle, para mudar a visão do seu ex e reconquistá-lo, decide cursar direito e ainda provar sua inteligência.


Legalmente Loira já é um clássico dos filmes de adolescentes e retrata a volta por cima de Elle, assim que ela nota que é inteligente e capaz de ir longe no seu curso e que apesar de sua aparência fútil, Elle é muito mais que “um rostinho bonito”. Além disso, o filme retrata como é o início da vida universitária e as oportunidades oferecidas pela mesma. Ademais, também é retratado sobre aprendizado, superação de expectativas e futuro profissional.


  • Boyhood


Boyhood conta a história de Mason e foi filmado durante 12 anos, mostrando desde a infância até a juventude de Mason. O filme retrata o relacionamento de Mason com seus pais, suas descobertas, experiências de vida e conflitos.


Boyhood mostra as diferentes fases da vida e como passamos por todas elas para nos tornarmos quem somos hoje, nos trazendo a reflexão de como nosso crescimento e amadurecimento afeta a forma com que vemos e lidamos com o mundo.



Filmes que não ajudam:


  • American Pie (toda a franquia, mas em especial o spin off: American Pie - Beta House)


American Pie é uma franquia de filmes de comédia trash (famoso besteirol) que se tornou um fenômeno e é super conhecido. O primeiro filme do American Pie se trata sobre 4 amigos que decidem perder a virgindade antes de se formarem. Os outros filmes mostram o crescimento dos amigos e como lidam com seus relacionamentos.


Um dos filmes mais famosos da franquia é o spin-off American Pie - Beta House, que retrata como é a vida na universidade, cheia de festas, drogas e muito sexo. Pois caros amigos, não se iludam, se algum de vocês espera isso da vida universitária, você está completamente enganado, afinal estar em uma universidade também requer compromisso e responsabilidade, a vida não é uma eterna festa.


  • As Patricinhas de Beverlly Hills


As Patricinhas de Beverlly Hills conta a história de Cher, uma garota popular, superficial e rica. Sem ter muito o que fazer, Cher resolve fazer boas ações, primeiro juntando um casal de professores e depois fazer uma transformação em uma colega de classe que tinha um estilo diferente.


Esse filme se tornou um clássico da cultura pop, mas possui algumas questões adversas, por exemplo, a transformação de Tai. Aposto que muitas meninas que assistiram esse filme também acreditaram que passariam a ser bem aceitas por todos, assim que mudassem seu jeito e aparência, já que estariam nos padrões. Bela ilusão.


  • TED


TED retrata a história de John que, quando criança, fez o pedido de Natal para que seu ursinho de pelúcia Ted ganhasse vida. John não esperava, mas seu pedido foi aceito e Ted passou a ter vida e se tornou seu melhor amigo, crescendo junto com John e vivendo uma vida bem louca na fase adulta. Em certo momento John entra em uma situação complexa em que tem que escolher sua namorada ou Ted.


No filme, John cresce e se torna um homem adulto, mas Ted não acompanha seu ritmo, querendo ainda permanecer em uma vida sem responsabilidades e tomando atitudes erradas, além de tentar convencer John a fazer o mesmo. Se fazermos um paralelo do filme com a “vida real”, percebemos que Ted é como alguns amigos que temos desde a infância e que não querem amadurecer nunca, além de prejudicar nosso crescimento. John não abandona Ted, pois acredita que ele ainda pode mudar, mas para o bem da nossa saúde mental, na maioria dos casos é melhor nos afastarmos de pessoas sem perspectiva e que só tentam nos colocar pra baixo.



  • A Pequena Sereia


A Pequena Sereia conta a história de Ariel, uma sereia princesa de 16 anos que está insatisfeita com a vida no fundo do mar e curiosa para conhecer a vida na terra. Ariel se apaixona por um príncipe humano e para se aproximar dele, ela faz um acordo com uma Bruxa para que possa se tornar humana, perdendo então a sua voz.


A Pequena Sereia é um dos filmes de princesa clássicos da Disney e, como citei no início desse post, não poderia faltar um filme de princesa e suas ilusões aqui nessa lista. Infelizmente, muitas vezes quando conhecemos alguém especial nós fazemos igual Ariel e abandonamos nossa vida pela outra pessoa. Muitas vezes colocamos a pessoa em primeiro lugar na nossa vida, a amando e dando mais importância a ela do que a nós mesmos, além de abandonarmos família, amigos e lutarmos contra o mundo para ficarmos com aquela pessoa. Muitas vezes nos cegamos e não percebemos o quão errado é isso, até a pessoa nos “largar jogado às traças” e cairmos na real de que quem fica conosco em todos os momentos - tanto os bons, quanto os ruins - somos nós mesmos.


_____________________________________________________________________________



Gostaram da lista? Se tiver mais alguma sugestão de filme que entre em alguma das categorias, comente aí.


Beijos de luz e até mais!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

toda vez que você apoia um projeto de um iniciante, um cavalo pega seu chifre e vira um unicórnio

  • Preto Ícone Instagram

© 2020 por Ayllana Ferreira.

Criado trabalhosamente com Wix.com