• Ana Lúcia Sampaio

5 filmes com mães inspiradoras

Atualizado: 30 de Mai de 2020




Olá cascudas e cascudos, tudo bom queridos? Pensando no melhor Dia das Mães possível, separamos 5 filmes com mães inspiradoras como forma de homenagear uma das protagonistas da nossa história.


Hoje é o dia delas, das nossas super-heroínas sem capa, rainhas sem castelo, guerreiras sem espada e todas as outras figuras que fazem parte do nosso imaginário fantástico, mas que se tornam realidade quando uma mãe vê seu filho em perigo.



1- Cindy Green - A Estranha Vida de Timothy Green


Cindy e Jim são o típico casal que sonha em ter um filho. Depois de várias experiências frustradas, eles decidem, literalmente, enterrar esse e outros dos sonhos mais profundos no jardim. No dia seguinte, por coincidência ou destino, você pode escolher, um garoto chamado Timothy, com folhas na perna, aparece na porta e os ensina o real significado de família.


A Estranha Vida de Timothy Green é um daqueles filmes que fazem cair um olho nas nossas lágrimas. Com uma história simples, cativante e bela, descobrimos juntos com Cindy e Jim o real significado de ter um filho e amar alguém com todas as suas forças.



2- Isabel Pullman - Extraordinário


Extraordinário retrata a história de Auggie Pullman, uma criança que nasceu com deformações faciais e desde bem novinho precisou passar por 27 cirurgias. Auggie completa 10 anos e pela primeira vez irá frequentar uma escola regular, tendo que lidar com outras crianças que sempre o observam e, de início, o excluem por ser diferente.


Nesse filme, Auggie passa por inúmeros desafios com a ajuda da sua família, em especial sua mãe Isabel que a todo momento o conforta, o dando forças para enfrentar essa fase e ensinando sobre valores, virtudes e o que realmente importa. Isabel é uma mulher incrível e forte que passa por muitas situações complicadas com o filho e mesmo assim não se abala. Em seu discurso, no final do filme, Auggie diz a seguinte fala emocionante: “Minha mãe merece ser aplaudida de pé por nunca desistir de nada. Especialmente de mim”. Extraordinário é o típico filme para chorar e acreditar em um mundo melhor e na pureza das crianças, que mesmo com uma primeira impressão negativa, tiram a máscara de preconceito e julgamento e conhecem as pessoas pelo que são.



3- Kate Baker - Doze é Demais


Inspirado em um livro, Doze é Demais conta a história de Tom e Kate, um casal que se conheceu na universidade. Tom tinha como sonho ser Técnico de um Time de Futebol e Kate ser repórter esportiva; além disso, ambos tinham um sonho em comum: terem 8 filhos. O casal se casou, o sonho de 8 filhos foi alcançado (e ultrapassado por descuido) e a meta profissional de ambos se distanciou. Porém, após alguns anos, Tom recebeu uma proposta irrecusável de emprego para dirigir um time de futebol, ao mesmo tempo em que Kate finalizava o seu livro. Por conta disso, a família teve que mudar de cidade e, durante o processo de mudança, Kate precisou ir até Nova York para promover o livro. Devido a isso, Tom teve que cuidar dos filhos sozinho e ao mesmo tempo trabalhar, o que rendeu muita confusão e uma ótima história.


No geral, o filme retrata o desenrolar da história da família e a relação dos pais com tantos filhos. Mas uma coisa não podemos negar, Kate é uma mulher extremamente forte que tem que lidar com um marido teimoso e dependente e 12 filhos, desde crianças pequenas à adolescentes. Mesmo com essa dinâmica complicada, Kate não conseguiu alcançar seu sonho de ser repórter esportiva, mas conseguiu escrever e publicar um livro no meio a tanta confusão. Uma mulher e tanto, né? Doze é Demais é aquele tipo de filme para se ver com a família, engraçado e típico de Sessão da Tarde, garanto que você não vai se arrepender.



4- Leigh Anne Tuony - Um Sonho Possível


Inspirado em uma história real, Um Sonho Possível conta a história de Michael Oher, um jovem negro que não tinha onde morar e era filho de uma mãe viciada. Em um dia de chuva, Michael foi visto por Leigh Anne e foi convidado para dormir na casa de sua família para não dormir na chuva. Desde então, Michael se aproximou bastante da família de Leigh Anne e foi adotado, enfrentando inúmeros desafios durante esse processo. Michael era um bom esportista e, por conta disso, no final se torna um atleta profissional.


Leigh Anne é uma mulher incrível e indomável que não se abalou em nenhum momento pelo que as pessoas ao seu redor diziam a respeito de Michael, sempre acreditando em seu caráter e índole, enfrentando inúmeros preconceitos da alta sociedade (na qual fazia parte) pelo rapaz, além de correr riscos para protegê-lo. Leigh Anne sempre apoiou Michael em seus sonhos e foi a principal incentivadora para que o jovem se tornar-se atleta. Um Sonho Possível é um filme que traz inúmeras emoções à tona, em alguns momentos ficamos com dúvidas a respeito de Michael, mas extremamente orgulhosos do seu crescimento e felizes com o fim que a trama toma. Além disso, Sandra Bullock (que fez o papel de Leigh Anne) ganhou o Oscar de Melhor Atriz por conta desse filme, então posso te garantir que você não vai perder seu tempo vendo essa obra de arte.



5- Sara Fitzgerald - Uma Prova de Amor


Desde a cena de raspar a própria cabeça para a filha não se sentir sozinha à largar o emprego que amava, só consigo pensar em uma coisa: amor profundo e verdadeiro nas atitudes da Sara.


Para mim, Uma Prova de Amor é, acima de tudo, a história de uma mãe disposta à qualquer coisa para salvar sua filha da morte. No entanto, que atire a primeira pedra quem não se sentiu em dúvida se a Sara (Cameron Diaz) era ou não uma boa mãe, a partir da brilhante atuação da Abigail Breslin.


Para vocês, ela era ou não uma boa mãe?



Bônus: Lorelai Gilmore - Gilmore Girls


Jovem de 16 anos, grávida e insatisfeita com a vida que tem, Lorelai Gilmore decide largar a vida abastada que tem para criar sua filha da própria maneira. Na série, sim, é uma série, conhecemos um pouco mais do desenrolar dessa história.


Enquanto todas as opções acima são filmes, escolhemos as sete temporadas de Gilmore Girls para demonstrar o real sentido de uma mãe amiga, terna, rígida quando precisa de ser, repleta de erros, mas coberta de acertos. Ao longo das temporadas, é impossível não se encantar com o relacionamento de Lorelai e sua filha.


_____________________________________________________________________________


Agora que a lista chegou ao fim, conta para a gente cascudinho, qual personagem vocês acrescentariam nessa lista?


Beijos de luz e até mais!



13 visualizações0 comentário