• Ana Lúcia Sampaio

35 museus virtuais para fazer um tour online

Atualizado: 30 de Mai de 2020

Olá Cascudos, tudo bem? Uma coisa que vocês já devem saber é que esse blog gosta de disseminar cultura e conhecimento para todos. Então, nada melhor que um post de Museus Virtuais para fazermos uma visita online durante esse período de distanciamento social (e depois também, é claro).


Confesso que durante as pesquisas para construir essa lista, fiquei bastante encantada com os museus e extasiada refletindo “Caramba, ainda tem tanta coisa para se conhecer nesse mundão!”. Segue logo abaixo a lista de alguns museus incríveis (e seus acervos) para que vocês possam também conhecer e se encantar:




1- Casa das Rosas


O Centro Cultural Casa das Rosas, ou simplesmente Casa das Rosas, é um casarão estilo clássico francês, localizado na cidade de São Paulo. Com maior foco em literatura e poesia, o museu é dedicado à diversas manifestações culturais. É possível acompanhar a agenda cultural e visitas online pelo site abaixo.


https://www.casadasrosas.org.br/agenda/



2- Galeria Uffizi


A Galeria Uffizi está localizada na cidade de Florença na Itália e possui esculturas criadas entre os séculos XII e XVII, com esculturas de artistas, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafaello, Caravaggio e Botticelli.


https://artsandculture.google.com/story/cQVh5Rbqa2Q3dg



3- Igreja da Pampulha


A Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como Igreja da Pampulha, está localizada na região da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A Igreja foi projetada por Oscar Niemeyer e em seu interior possui a obra “Via Crucis” composta por 14 telas, do famoso pintor Cândido Portinari.


http://eravirtual.org/igreja_da_pampulha/



4- Instituto Inhotim


O Instituto Inhotim está localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais e está a cerca de 60km de Belo Horizonte. Inhotim é um dos mais importantes museus de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior museu aberto do mundo.


https://artsandculture.google.com/partner/inhotim?hl=pt-br



5- Itaú Cultural


O Itaú Cultural é um instituto que tem como objetivo o mapeamento, a pesquisa e o incentivo de manifestações artísticas e culturais. Em seu site é possível acompanhar conteúdos artísticos, visualizar exposições digitais – destaque para a Exposição de Sandra Cinto – e realizar cursos, como o curso gratuito sobre a história da produção em artes visuais no Brasil.


https://www.itaucultural.org.br/museu-virtual/panorama/

https://www.youtube.com/itaucultural



6- Museu Afro Brasil


O Museu Afro Brasil está localizado no Parque de Ibirapuera na cidade de São Paulo. O museu possui em seu acervo mais de 6000 obras brasileiras e estrangeiras que abarcam diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, registrando a história e as influências africanas na construção do Brasil e sua sociedade.


http://www.museuafrobrasil.org.br/acervo-digital



7- Museu Anne Frank


O Museu Anne Frank, também conhecido como Casa de Anne Frank, fica em Amsterdã, nos Países Baixos, e é a casa onde Anne, sua família e outras 4 pessoas judias permaneceram escondidas durante a Segunda Guerra Mundial. Anne Frank foi uma adolescente judia vítima do holocausto e ficou conhecida após o seu diário ter sido publicado como o conhecido livro “O diário de Anne Frank”.


https://artsandculture.google.com/story/8QXhXqyM_oYkjQ



8- Museu Britânico


Fundado em 1753, o Museu Britânico (ou British Museum) está localizado em Londres, Reino Unido, e é um dos principais e mais importantes museus do mundo, assim como o Museu do Louvre. Em seu acervo, possui obras que abrangem todo o planeta e história.


https://www.britishmuseum.org/collection

https://artsandculture.google.com/streetview/british-museum/AwEp68JO4NECkQ?sv_lng=-0.1266024509257022&sv_lat=51.51905368906714&sv_h=306&sv_p=0&sv_pid=JeKwUFYAMWXNWPh3IOg3jw&sv_z=1



9- Museu Casa de Portinari


Cândido Portinari foi um famoso pintor e artista plástico brasileiro do século XX, com mais de 5 mil obras, entre elas “Guerra e Paz” e os 14 painéis da “Via Crúcis” que compõem o interior da Igreja de São Francisco de Assis, famosa Capela da Lagoa da Pampulha de Belo Horizonte.


https://www.museucasadeportinari.org.br/visita-virtual/



10- Museu da Acrópole


O Museu da Acrópole está localizado em Atenas, Grécia, e reúne peças importantes, como o Partenon, do que restou da antiga Acrópole de Atenas, a mais famosa e conhecida do mundo.


https://artsandculture.google.com/streetview/acropolis-museum/IwFUpQvIJ1QDVA?sv_lng=23.7282032&sv_lat=37.9681684&sv_h=10&sv_p=0&sv_pid=t65OTdI1BloiINk1Y00BqQ&sv_z=1


11- Museu da Imagem e do Som - MIS


O Museu da Imagem e Som, ou simplesmente MIS, está localizado na cidade de São Paulo e tem como objetivo preservar o patrimônio audiovisual brasileiro.


https://www.mis-sp.org.br/acervo/online


12- Museu da Imigração


O Museu da Imigração está localizado em um famoso edifício que foi uma antiga hospedaria de imigrantes e, atualmente, é patrimônio histórico da cidade de São Paulo. O museu possui enfoque na importância e compreensão dos fluxos de imigração no país que auxiliaram a moldar a sociedade brasileira.


http://www.inci.org.br/acervodigital/



13- Museu da República


O Museu da República está localizado no Palácio do Catete na cidade do Rio de Janeiro e é um museu dedicado ao estudo, preservação e história da república brasileira.


http://eravirtual.org/museu-da-republica/



14- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP


O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, popularmente conhecido como MASP, está localizado na Avenida Paulista, sendo o principal museu de São Paulo e um dos mais importantes do Brasil. O MASP possui em seu acervo mais de 8000 peças, com obras de famosos pintores nacionais e internacionais, como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Monet, Picasso e Van Gogh.


https://artsandculture.google.com/partner/masp



15- Museu do Amanhã


O Museu do Amanhã está localizado no Rio de Janeiro e foi construído à beira-mar, em uma antiga zona portuária. O museu tem enfoque em artes e ciências, além de ter como proposta alertar sobre a degradação ambiental, mudança climática e colapso social


https://museudoamanha.org.br/



16- Museu do Diamante


O Museu do Diamante está localizado na antiga residência do inconfidente Padre Rolim, na cidade de Diamantina, interior de Minas Gerais. Diamantina é famosa por sua arquitetura barroca, igrejas antigas e ser a primeira cidade da Estrada Real, além de ser a cidade de figuras como Chica da Silva e Juscelino Kubitschek. O Museu do Diamante possui em seu acervo obras e objetos que preservam a história do Brasil do século XVIII.


http://eravirtual.org/museu-do-diamante/



17- Museu do Futebol


O Museu do Futebol está localizado na cidade de São Paulo e tem como sede o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu. O museu tem como proposta tudo que envolve futebol, desde a sua história, prática e curiosidades do futebol brasileiro e mundial.


https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais



18- Museu do Louvre


O Museu do Louvre é um dos museus mais importantes e conhecidos do mundo. Localizado em Paris, França, o Louvre possui um acervo com mais de 380 mil itens, sendo um dos mais importantes e emblemáticos a Monalisa (também conhecida como Gioconda), obra de Leonardo da Vinci.


https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne



19- Museu do Universo – Planetário


A Fundação Planetário do Estado do Rio de Janeiro, ou Museu do Universo – Planetário, está localizado na capital do Rio e tem como enfoque o estudo e a divulgação da astronomia e da ciência.


http://eravirtual.org/museu-do-universo-planetario/



20- Museu do Vaticano


O Museu do Vaticano está localizado na Cidade do Vaticano e possui salões cobertos por pinturas, como é o caso da Capela Sistina pintada por Michelangelo. Além disso, seu acervo possui obras de artes de artistas, como Leonardo da Vinci, Caravaggio e Rafael.


http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei/tour-virtuali-elenco.html



21- Museu Egípcio


O Museu Egípcio está localizado em Cairo e é o mais importante museu do Egito, com cerca de 120 mil obras de antiguidades egípcias em seu acervo.


http://www.virtual-egyptian-museum.org/Collection/FullVisit/Collection.FullVisit-FR.html



22- Museu Frida Kahlo


O Museu Frida Kahlo, também conhecido como La Casa Azul, está localizado na Cidade do México, sendo o museu a casa onde a famosa artista mexicana Frida Kahlo viveu durante sua vida. O museu contém em seu acervo obras de arte de Frida Kahlo, Diego Rivera, dentre outros artistas, além de objetos da arte popular mexicana.


https://www.museofridakahlo.org.mx/es/el-museo/



23- Museu Imperial


O Museu Imperial, também conhecido como Palácio Imperial, está localizado na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. A sede do museu é o antigo Palácio de Verão do Imperador Dom Pedro II, e seu acervo contém peças ligadas ao período imperial brasileiro.


http://eravirtual.org/museu-imperial/



24- Museu Metropolitano de Nova York – MET


O Museu Metropolitano de Nova York, ou Metropolitan Museum of Art, também conhecido como MET, é um dos mais famosos e conhecidos museus do mundo e está localizado na cidade de Nova York, Estados Unidos. Contém em seu acervo importante coleção de obras da pintura europeia entre os séculos XII e XX, além de obras de arte da antiguidade.


https://www.metmuseum.org/

https://artsandculture.google.com/partner/the-metropolitan-museum-of-art



25- Museu Nacional de Antropologia do México


O Museu Nacional de Antropologia do México está localizado na Cidade do México e é um dos pontos turísticos mexicanos mais visitados. Têm como maiores destaques em seu acervo peças da antiga civilização Asteca, como a Pedra do Sol (conhecida como Calendário Asteca).


https://artsandculture.google.com/streetview/9QF3u2yNtD8ufQ?sv_lng=-99.1874967&sv_lat=19.4262021&sv_h=241.98377397976913&sv_p=-1.1648862483025795&sv_pid=vE0AANmrdjzJR19WXs9Z2w&sv_z=1.0000000000000002



26- Museu Nacional de História Natural


O Museu Nacional de História Natural está localizado em Washington, Estados Unidos, e é um dos museus mais famosos do mundo, já tendo sido representado em filmes e desenhos animados. Em seu acervo, possui mais de 126 milhões de espécimes e artefatos do mundo todo.


https://naturalhistory.si.edu/visit/virtual-tour



27- Museu Nacional do Brasil


O Museu Nacional do Brasil está instalado no Palácio de São Cristóvão, palácio que abrigava a antiga família imperial brasileira e está localizado no Rio de Janeiro. Como a maioria de vocês já devem saber, o Museu Nacional passou por um incêndio de grandes proporções em 2018 e a maioria dos itens de seu acervo (que era de cerca de 20 milhões) foram perdidos. Mas o legado do Museu Nacional do Brasil não foi perdido, no site logo abaixo é possível conhecer o Museu e redescobrir a coleção de antes do incêndio.


https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil



28- Museu Van Gogh


O Museu Van Gogh está localizado na cidade de Amsterdã, nos Países Baixos, seu acervo contém a maior coleção do mundo de obras do artista Vincent Van Gogh, além de obras de artistas contemporâneos a Van Gogh.


https://www.vangoghmuseum.nl/nl/haal-het-museum-in-huis



29- Ouro Preto


Fundada em 1711, Ouro Preto é uma cidade histórica brasileira e foi a primeira capital de Minas Gerais. É muito conhecida pela sua arquitetura barroca e suas igrejas antigas e bastante ornamentadas por ouro, além de seus vários museus. Em 1980, foi o primeiro sítio histórico brasileiro a ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. É possível conhecer algumas ruas, igrejas e museus de Ouro Preto pelo link logo abaixo.


http://www.eravirtual.org/op/



30- Parque Arqueológico de Pompeia


Pompeia está localizada na Itália e foi uma antiga cidade do Império Romano, destruída e soterrada após a erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 e foi redescoberta em 1748. Atualmente, o Parque Arqueológico de Pompeia é o terceiro museu mais visitado da Itália.


https://www.youtube.com/watch?v=8vlqgICPGXA&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=gaJPcKLyXLQ

https://www.youtube.com/watch?v=SoXIbF4etSw



31- Pinacoteca do Estado de São Paulo


A Pinacoteca está localizada em um edifício de 1900 no centro de São Paulo e é um dos museus mais importantes de artes do Brasil, sendo um dos maiores e mais representativos museus com acervo de arte brasileira, com cerca de 10000 itens.


http://www.sp360.com.br/site/conteudo/index.php?in_secao=37&in_idioma=1&in_conteudo=109&thisMediaId=5697



32- Santuário de Bom Jesus de Matosinhos


O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos está localizado na cidade de Congonhas, interior de Minas Gerais, sendo um conjunto arquitetônico formado por uma igreja, um adro e seis capelas anexas. O Santuário é bastante famoso por, em frente a igreja, possuir 12 esculturas feitas por Aleijadinho, conhecida como os 12 profetas, e 6 capelas que retratam os Passos da Paixão de Cristo.


http://eravirtual.org/santuario-de-bom-jesus-congonhasmg/



33- Teatro-Museu Dalí


O Teatro-Museu Dalí está localizado em Figueres, Espanha, cidade natal de Salvador Dalí. A sede do museu era um antigo teatro onde as primeiras obras de Dalí foram expostas e abriga a maior e mais diversificada coleção de obras de Dalí.


https://www.salvador-dali.org/ca/museus/teatre-museu-dali-de-figueres/visita-virtual/



34- Theatro Municipal do Rio de Janeiro


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1909 e é um dos mais conhecidos e importantes teatros brasileiros, localizando-se na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro.


http://eravirtual.org/teatro-municipal-do-rio-de-janeiro/



35- Yad Vashem - Museu do Holocausto


O Yad Vashem, mais conhecido como Museu do Holocausto, está localizado em Jerusalem, Israel, e é o principal local do mundo para conhecer a história dos judeus que viveram durante a Segunda Guerra Mundial.


https://www.yadvashem.org/

https://artsandculture.google.com/partner/yad-vashem



E aí pessoal, o que acharam da lista? Acrescentariam mais algum museu para visitar? Sei que a lista ficou gigante e com muito lugar para “visitarmos”, mas como não temos previsão de quando a quarentena irá acabar, nada melhor que conhecer o mundo sem sair de casa.


Beijos no coração de vocês e que a força (sorte e dinheiro também) esteja com você para um dia conseguir conhecer presencialmente ao menos metade desses museus aí! hahahaha



7 visualizações0 comentário

toda vez que você apoia um projeto de um iniciante, um cavalo pega seu chifre e vira um unicórnio

  • Preto Ícone Instagram

© 2020 por Ayllana Ferreira.

Criado trabalhosamente com Wix.com